31.10.10

EPITÁFIOS DA TRETA

Neste dia que alguns chamam dos mortos resolvi dar uma volta pela blogosfera e tropecei, por sinistra coincidência, em imensos cadáveres de blogues ou com o respectivo anúncio do fim.
As explicações, daqueles/as que as deram, variam. Porém, incidem acima de tudo em factores externos, no problema que os outros constituem quando, estranhamente, até entendemos blogar "para nós próprios" (um dos bustos mais em voga).

Isto entristece-me. Não pelo facto de encerrarem blogues que, em muitos casos, já só clamavam que alguém desligasse a máquina de uma vez por todas, mas pelas tais explicações que ornamentam as lápides virtuais.
É que constatei que há quem feche um blogue porque este é lido por indesejáveis e quem tome essa decisão por receber a mais recente versão troll (por email).
Ora, perante este tipo de argumentos ocorrem-me algumas considerações.

Se alguém fecha um blogue por ser lido/a por alguém a quem não queria como leitor deveria ter pensado melhor acerca do anonimato e respectiva manutenção. A culpa não é de quem lê, mas de quem não resiste a identificar-se com a sua obra.
Por outro lado, se alguém o faz por causa das manifestações de terceiros assume de imediato a vitória desses terceiros no seu propósito, assume a derrota.

Se alguém assume como culpa de terceiros a sua incapacidade de prosseguir com algo de seu abdica da liberdade de expressão de que um blogue é símbolo.
Mas claro que fica sempre no ar, perante estas justificações bizarras, a ideia de que no fundo as razões são afinal outras e na prática, sendo para acabar de vez - o que raramente acontece, a ninguém interessa de facto conhecê-las.


8 comentários:

Teresa disse...

O dia dos mortos, ou de todos os santos, depende da perspectiva de cada um, como quase tudo na vida, é dia 2 de Dezembro, terça-feira.

Teresa disse...

Enganei-me na data - 2 de Novembro, claro

shark disse...

Mas assim eu já não podia fazer o trocadilho...
Às vezes uma pessoa faz batota nisto da blogosfera, não é?

Teresa disse...

Qual trocadilho? (hoje estou lerda...)

Teresa disse...

Já te percebi... foi só ler outra vez

shark disse...

Então agora que percebeste diz-me que não tenho razão...

Teresa disse...

Claro que tens razão. A tua. Tal como eu tenho a minha. Todos temos razões e todos vivemos com as nossas e não com as dos outros portanto, contas feitas e restos apurados, cada um fica na sua.
(o que não invalida podermos trocar cromos e, como sabes se ainda não esqueceste, gosto de trocar cromos contigo)

jardinsdeLaura disse...

Boa análise Shark! Eu diria mesmo que blogues (colectivos) há (ou houve) que moribundos se "arrastaram" no tempo, tentando negar essa mesma evidência! E negando até a sua verdadeira "alma"... aquela que lhes dera tanto protagonismo e que ao partir levara consigo toda a "luz"... e foi então que deixaram de brilhar! Mas para admitir isto é preciso coragem... e nem todos nós a temos!