8.11.09

GEYSE ARRUDA - O BITAITES TEM TODA A RAZÃO

Este post, somado aos anteriores que o Marco escreveu a propósito do assunto, resume tudo o que se pode dizer acerca de um sinal mais perigoso acerca do estado da nação que é o Brasil do que os confrontos no Rio de Janeiro que lhe denunciam o caos que as desigualdades sociais profundas podem provocar.
Por causa de um vestido (mais a atitude desafiadora por parte de uma mulher, este pormenor não é irrelevante), uma aluna foi expulsa da universidade(?) onde estudava.

É nojento, é chocante, é acima de tudo preocupante pelo que deixa antever no futuro de um país até há pouco tempo tido por um dos mais liberais do mundo em matéria de emancipação sexual e de convivência pacífica com o próprio corpo e as formas de o cultivar.
É um sinal de decadência moral, ao contrário do que os puritanos possam julgar, um retrocesso, uma vergonha que deixa adivinhar a dimensão do problema quando em vez de uma saia curta estiver em causa um véu ou uma burka por tudo o que estas possam implicar de hostil à turba que conseguiu forçar esta decisão "académica" de um bando de imbecis doutorados.

Tenho pena do Brasil, terra que já tive a sorte de conhecer, por ser fácil perceber que será vítima da sua população e não tardará a constituir uma aberração para encher a toda a hora o YouTube e os noticiários da televisão.

Pelos piores motivos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Juro que não entendo esta reação dos portugueses e da midia internacional.

O caso Geyse foi um caso isolado, dentro de uma Universidade com uma filosofia retrógrada, ditatorial, opressiva tanto para alunos como para professores e funcionários em geral. Quem entra aceita as regras. Geyse ignorou-as. Até este dia, ela estava feliz. Ocorre que nete mês começam as provas, conclusões de trabalhos e apresentações à banca. Mais regras. Foi como pingar uma gota dágua em óleo fervente.
Entretanto, qualquer atitude da Universidade, nesta altura, seria um desastre. Punir 700 alunos? Esperar que a coisa esfriasse e torcer para que nenhuma retaliação por parte dos alunos em relação a Geyse acontecesse em suas dependências? Ou mesmo fora dela?
Claro que o menos desastroso para Geyse foi a expulsão: arranha-se a imagem da Universidade e a menina ainda vai processar a instituição.

Um único caso para avaliar o falso moralismo brasileiro.

Ter uma cultura diferente da européia é uma coisa, não ter moral ou ter uma falsa moral é outra. Julgar que todos os dias no Brasil é Carnaval e mulheres peladas pela rua é desconhecer o Brasil, o que não é seu caso. Da mesma forma que São Paulo não é Rio de Janeiro. São Paulo é uma cidade mais moralista e Rio de Janeiro mais liberal. Interior brasileiro é muito mais moralista. Brasil é grande...

Entretanto, a despeito disso que disse, concordo com uma coisa - no passo que as coisas vão, na hora do voto vence a grande e enorme população, que nem sempre sabe o que está fazendo. E se bobear, nào custa nada outro "Chavez" na América Latina.

E, segundo meu filho de 13 anos: para que estudar, se até um cara que não estudou e detesta ler, e acha que ler é chato, está na Presidência da República?

Falei demais. Acho que é o calor infernal que faz aqui. :)

Anónimo disse...

ah que bom, a Senhora contextualizou.

z

shark disse...

A Senhora, muito obrigado por ter cedido à pressão do calor e ter deixado aqui tão clara a sua opinião.
A minha reacção de português seria igual se este episódio tivesse acontecido noutro país qualquer e de profundo desgosto se tivesse acontecido no meu.
Pelo que representa, a nível local ou outro.
Claro que isso não simboliza o Brasil no seu todo, mas apenas uma facção. Contudo, nunca devemos subestimar os pequenos episódios sob pena de quando lhes damos o devido valor já ser tarde demais...
;)

shark disse...

Sem dúvida que sim, Z. Sobretudo se eu não deixei as coisas assim tão claras.

Ieda disse...

Senhora, São Paulo é moralista? Não me faça rir...


É por isso que o resto do Brasil vai deixar pra vocês o falso-moralista José Serra, outro sem diploma como o Lula, mas diferente deste, mentiroso, porque NUNCA SE FORMOU!

Não que isso interesse aos brasileiros, mas ainda acho pior mentir do que assumir que não tem diploma!

Aproveitando o ensejo, a senhora sabe a quantas anda a investigação das propinas pagas pela Alstom a José Serra? O falso-moralista até junho estava barrando todos os convocados a depor. Que moral!?!?!?!?


http://newsgroups.derkeiler.com/Archive/Soc/soc.culture.brazil/2008-06/msg00039.

jedeus disse...

quanto ao presidente nao sei nao vai deixar muita saudade, por deus todos os homens tivessem a coragem do presidente luiz,e seu bom senso, nao se esqueçam disso, tambem sou semi analfabeto. um abraço a todos.