A SIC Notícias promoveu um debate entre os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa. Ou melhor, entre alguns candidatos à CML (sete dos doze existentes).
Percebi depois porque estariam ali aqueles sete e não a totalidade. Foram escolhidos de acordo com um critério no mínimo curioso: o lugar ocupado nas sondagens...
Ou seja, a Comunicação Social toma decisões em função de critérios que não raras vezes se mostram falíveis ou mesmo redondamente enganados.
E isso para mim desvirtua as regras do jogo democrático por um motivo muito simples: se a moda pega, e considerando que as sondagens são efectuadas por empresas da especialidade, quem me garante a isenção destas empresas, nomeadamente ao nível da hipotética "compra" de um lugar alegadamente elegível na sondagem que decide estas coisas?
A gaita é que o peso da Imprensa, sobretudo televisiva, é colossal (se não for determinante) em matéria de influência no eleitorado. E existem cargos particularmente apetecíveis para quem lide de perto com alguns centros de poder (o financeiro e tal...).
Não gosto mesmo nada dos cenários hipotéticos que esta opção da SIC Notícias me permite elaborar.
Nas muralhas da cidade
Há 1 dia
Sem comentários:
Enviar um comentário