29.1.09

PODER ABSOLUTO

A Microsoft logrou instalar uma estrelinha azul no meu portátil, avisando-me de que posso ter sido vítima de falsificação de software.
Ou seja, comprei um computador onde terá sido instalada uma versão pirata do Windows ou isso terá acontecido por altura de uma reparação feita por um amador que me desenrascou.
Seja como for, a alternativa proposta pela Microsoft (que aproveitou a minha boa-fé) para me encostar à parede desta forma julgo ser (nem tive coragem de aprofundar a cena) pagar um balúrdio pela minha ignorância e "legalizar" o sistema operativo ou, em alternativa, efectuar as diligências necessárias para perceber quem me instalou a tal versão pirata do software (armado em parvo ou em bufo).

Algo me soa errado neste filme e o que irei fazer é simples: desfazer-me deste portátil para erradicar o problema da única forma possível, pois não possuo meios nesta altura para satisfazer as pretensões da empresa que espiolha os computadores das pessoas para depois as entalar desta forma que considero enviezada.
E no próximo bloquear pura e simplesmente o acesso da Microsoft à máquina ou, talvez mais inteligente, abraçar em definitivo a opção Linux.

45 comentários:

Anónimo disse...

Esse seria o ideal para muitos utilizadores mas infelizmente não é possivel.

shark disse...

Talvez sim, talvez não...
Impossível é um conceito muito relativo.
;)

Teresa disse...

E porque carga de água não há-de ser a Microsoft a pagar-te a ti? Até podiam descontar logo o que lhes deves...

Tenho estado para aqui a pensar se pode ser legal a Microsof instalar o que quer que seja sem lhe ter sido pedido e autorizado, nem que seja uma estrela azul. Isto, bem espremido, ainda era capaz de ter pernas para andar...

escarlate.due disse...

mas esse problema pode resolver-se, Shark.

de qualquer forma a opção pelo linux podes ter a certeza que é uma boa opção

shark disse...

Parece, Teresa, que existe maneira de lhes impedir o acesso. Mas quem não sabe é como quem não vê e nunca me passou pela cabeça que isso fosse possível. E muito menos legal...
Mas não sei onde procurar.

shark disse...

Pode, Escarlate? E és mulher para me mandares um email para me ajudares?
É que a um gajo que mal consegue perceber o xpto de um blogue a ideia de ter que funcionar com Linux é meio aterradora...
:)

Teresa disse...

Acho que não é impedir. É não autorizar. Penso, só penso, que só podem verificar se a cópia é legal ou não se acederes ao site da microsoft para um update ou um download qualquer. E eles avisam que o vão fazer.
Mas isso é diferente de instalarem o que quer que seja no teu pc. Isso é quas o mesmo que a Lewis me apanhar na rua com umas jeans compradas na feira de Carcavelos e lhes atirar com um balde de tinta para cima.
Cheira-me a que há por aí abuso da microsoft.

Anónimo disse...

A Microsoft não instala nada sem tu autorizares. Dizem (quem percebe) que o Linux está a ganhar terreno mas a grande parte das aplicações trabalham em ambiente de Windows ... nada a fazer, temos que continuar a engordar o nosso amigo Bill :)

gaija do norte disse...

não fizeste um update qualquer? não disseste sim numa daquelas janelinhas que aparecem no canto inferior esquerdo?

gaija do norte disse...

(era direito!!! esta dislexia ainda provoca um terramoto!)

shark disse...

Pois, Joaninha, o problema é a minha ignorância que abre a porta ao abuso de confiança...

shark disse...

Disse sempre não à instalação do tal verificador de autenticidade. E eles vai de misturar de novo o coiso no meio de uma data deles (de segurança) que dei licença para instalar quando ia desligar a máquina (sem imaginar que o coisa tava lá...).
Sou mesmo um passaroco, Gaijinha...

shark disse...

Se a Lewis te fizesse uma coisa dessas na minha presença, Chefa, era homem para te despir logo as calças!

(para ir a correr com elas prá lavandaria, claro...)

gaija do norte disse...

eu bem te disse que esse teu gosto por passarinhas ainda te transformava numa delas... (as penas e assim, claro)

Teresa disse...

Gaijo se queres ajudar na lavandaria tenho aqui muito para fazeres.

Anónimo disse...

Desculpe lá Teresa, pode dispensar-me o seu ajudante? Este fim de semana tenho um "pilha" de roupa para passar ...

Teresa disse...

Joaninha posso dispensar outro qualquer mas este não. É que já está habituado às gelhas da minha roupa.

Anónimo disse...

Mas arranja-me outro assim geitosito?

gaija do norte disse...

joaninha, tira a senha. depois da lavandaria da chefa o tubarão tem as minhas aulas de sotaque.

shark disse...

Assim uma pessoa pode lá não se orgulhar do seu talento para as lides domésticas?

(Transformei-me numa passarinha, Gaija? Gosto muito, mas já te expliquei aquele transtorno das asas que me tem dado água pela barba - a do São Pedro. E não sei porquê, acho que não jogava bem com o meu tom. De penas, claro)

shark disse...

Brándõue?

Teresa disse...

Joaninha, como vê o Tubarão tem muitos afazeres já agendados.
Posso mandar o catálogo mas aviso já que o produto não é comparável - só o Tubarão consegue deixar um vinco direitissímo.

gaija do norte disse...

ainda tens muito que aprender...
prepara-te que desta vez não vamos ter tempo para saltar à corda nem jogar ao elástico!

shark disse...

Ah, finalmente vamos às algemas!
:)

Teresa disse...

tu costumas deixá-lo ir ao recreio? comigo não há cá dessas coisas - vai tudo seguidinho.

gaija do norte disse...

(não contes tudo, pá!)

shark disse...

(É verdade. Disciplina férrea. Enquanto o trabalhinho não tá completo não há paródia pró tubarão...)

Teresa disse...

(comigo prefere grilhetas mas com as algemas era difícil engomar...)

shark disse...

Desculpa, foi o entusiasmo juvenil que me caracteriza. Adoro fantasias fardadas e assim...

shark disse...

Tão a ver? Puseram-se a espalhar aqui os detalhes dos meus préstimos e a Joaninha já desistiu da minha contratação...
Assim mais ninguém me quer.

gaija do norte disse...

é? comigo não! não dispensa o chicote e quer-me sempre mascarada. dão uma trabalheira, aquelas aulas de sotaque...

gaija do norte disse...

balhaódeus homem! tu nem com estas duas te aguentas ainda vinha a joaninha...

shark disse...

Não maguento? Não me aguento? Tu queres ver?...

gaija do norte disse...

mostra!

Anónimo disse...

Calma, isso bem limpinho dá para todas! :)

Anónimo disse...

Teresa, é só para lhe dizer que sou fã dos seus comentários :)
(não desfazendo claro, mas a Teresa tem um "q")

shark disse...

Mostro pois! Juntamos a roupa suja da Teresa com os cadernos de sotaque, mais os adereços respectivos e vamos ao tira-teimas.
Agora descalça lá esta bota, tripeira atrevida...

shark disse...

Ah bom! A Joaninha sabe distinguir um prestador de serviços como deve ser.
:)

gaija do norte disse...

ó tubarão, tu achas que depois da lida doméstica da chefa e das minhas aulas ainda consegues descalçar alguma coisa? tem juizo, pá!

Anónimo disse...

Para os tubarões quando se trata de aguçar o dente, conseguem sempre tudo!

Teresa disse...

Joaninha isso é o que nós gostamos que ele pense, mas garanto que não lhe damos rédea suficiente para se esticar muito...

(só tenho q? e as outras letras?)

shark disse...

Poizé, Joaninha...
Tenho que confessar que mesmo sendo um tubarão branco com dentolas na proporção, este par de cabras deixa-me mansinho como um peixe-lua...
É gente de um elevado nível de exigência, sabes lá...

Teresa disse...

Descobrimos-te o correr do pêlo, mais nada...

gaija do norte disse...

(chefa, tu tens o "q", eu o resto das letras...)

shark disse...

(E a minha agenda tem as letras todas. Não falta uma!)
:)