28.7.09

PRÉ-ÉPOCA

Olhanense - 0 / Gripe A - 1

21 comentários:

Teresa disse...

Tu não digas nada que eu, aqui, agora até tenho medo de ir ao supermercado.

CybeRider disse...

Alguém me explica o que é que esta gripe tem de diferente das dezenas que já apanhei?...

Teresa disse...

Eta é Classe A, Cy.

shark disse...

E morrem pessoas, o que é sempre desagradável...

Unknown disse...

ai se é classe A deve ser só pra VIP?

shark disse...

Tou safo!

Unknown disse...

"já nos safemos"

Mário Rodrigues disse...

- Meu caro amigo, que me diz de Almada Negreiros? (pergunta o jornalista a um transeunte)
- Hhhuuummm!... 3/0, ganha o Almada!

Esta gripe A H1N1, é assim:
1º A dita gosta de camadas etárias mais baixas.
2º Transmite-se como as outras 3280 que existem, ar (através de gotículas provenientes da saliva, tosse e espirros) e ainda por contacto de objectos contaminados por terceiros.
3º Sintomas iguais aos da gripe comum, se bem que mais fortes, juntando-se por vezes vómitos e diarreias.
Cuidados:
Evitar contacto com o pessoal infectado, ou com sintomas. MUITO IMPORTANTE, é a higiene das mãos. Lavar as mãos depois de contacto com superfícies de contacto público. ATENÇÃO, sabão e água é o suficiente para dar cabo do dito. Desinfectantes? Tenham calma! Se poderem álcool a 70º é mais que bom.
Os doentes só podem infectar outrem num período de 7 dias. Há sintomas? Ligue-se 808242424. Depois médico.
Só mais uma coisita, a nossa gripe sazonal, mata por época aproximadamente 1300 pessoas. Na semana de 25/12 a 31/12 de 2008 matou 96 pessoas. Devemos ter cuidados acima de tudo com o nosso estado geral de saúde. O pessoal bem nutrido (não estou a dizer gordo), se não fumar, pode ir jogar á bola na boa.

Certo Cybe?

Um abraço do Mário

CybeRider disse...

Ena Mário! Ainda bem que apareceste! Era mais ou menos essa a ideia que eu tinha. A gripe sazonal (que também deve ter nomes bastantes) também mata, e talvez mais do que esta, daí que ache toda esta argumentação à volta do vírus H1N1 um exagero.

Parece-me que serve para a cominidade científica dar a conhecer (relativamente mal segundo a minha perspectiva) o percurso de uma estirpe específica. Se por um lado isso nos deveria acalmar, o facto é que ao dispensarem as ligações de causa-efeito e os casos que ocorrem parecerem aparecer "caídos do céu" sem ligação entre si, só serve para espalhar o temor por algo que tem efeitos relativamente comuns.

shark disse...

Mas então como explicam vocês dois todo este alarido?

CybeRider disse...

Talvez nos estejam a preparar para não morrermos todos de susto no dia em que o virus da SIDA se combine com este (ou outro parecido). Aí sim, haverá que ter medo.

shark disse...

Mas os sacanas dos bichos já andam a fazer alianças estratégicas?

Mário Rodrigues disse...

Shark,
Para te ser sincero não explico porque não o entendo. Se bem que se pretende que as pessoas tomem cuidados, principalmente de higiene e com a população mais jovem que por um lado está mais vulnerável a este vírus e por outro são menos cuidadosos.
Os europeus têm algumas defesas que os americanos não. Sempre assim foi nós morremos em África por causa de um mosquito e os africanos morrem cá por causa de uma gripe ou de uma melga. Temos de suportar as consequências de uma globalização das patologias, sendo que biologicamente (estou a falar de antigénios e defesas endógenas) somos diferentes.
Tás a ver…

Mário Rodrigues disse...

Shark,
Não são os bichos que fazem alianças estratégicas!
A indústria faz cocktails bomba orientados nas linhas das investigações que estão a desenvolver. O facto de chegar ao mercado com uma droga em primeiro lugar…
Tás a ver…Queres que te explique?

Mário Rodrigues disse...

Pode ser perigoso para a continuação da espécie viver neste planeta. A terra é um tubo de ensaio trabalhado por dentro e as riquezas custam vidas...

CybeRider disse...

"O Fiel Jardineiro"... Também vi esse filme...

Mário Rodrigues disse...

Pois, pois… Querido Cybe…
E o que se passa não é ficção…
Por cá… por cá, vou tentando ver bons “filmes”…
Aquele abraço

shark disse...

Mário, estás a deixar-me um nadinha, mas só um nadinha, inquieto.

CybeRider disse...

Mário, não me expliquei, mas para que não fiquem dúvidas, não encarei aquele filme como uma peça de ficção e as tuas palavras menos ainda, mesmo sem ter provas aquilo tem uma lógica que ultrapassa muitas das incongruências que não sei explicar do dia-a-dia. O teu parecer só reforça o que suspeito.

A nossa inquietação talvez ainda não tenha razão de ser Shark, pertencemos ao terço maquivélico do mundo, aquele 1/3 que ainda come todos os dias, aqueles para quem a cura que exista ainda está disponível. Fazemos parte do panorama que os mandantes (sem confusão com governantes) ainda não querem estragar, enquanto a nossa civilização servir de exemplo para a humanidade estaremos seguros. Temos é que ir reciclando, comprando carros híbridos, fazendo pouco barulho em relação às emissões de CO dos americanos, e principalmente preparando-nos para deitar todas as culpas nos chineses (fase-2, dentro de pouco tempo), a quem o Obama já começou a bajular.

Mário Rodrigues disse...

Meu bom amigo Shark,

Viver é uma inquietação…
Quantas vezes, quase anseio a ignorância…
Lembras eu ter falado num post atrasado, “conspiração de morte”, em contrafacção de medicamentos?
Também disse:
“Psicopata? Talvez seja um pouco! Falarei mais sobre isto um dia destes…”
Um abraço

Mário Rodrigues disse...

Cybe,

Percebi perfeitamente, não temas. Estamos bem sincronizados, se bem que eu, menos optimista.

A braços… (mais uma vez)